fev 24, 2007
Mic

Xixi no penico

Eu já estava planejando começar o desfralde do Rafael depois do Carnaval, quando ele voltasse às aulas. Mas, como o moleque começou a se rebelar contra as fraldas, tirando todas as que colocávamos pra ficar andando pelado pela casa, resolvi adiantar o processo. Chegamos de viagem na terça e no dia seguinte combinei com o Dani que agora era sem volta, realmente pra valer. Tirei a pilha de cuecas que comprei especialmente para a ocasião do armário e comecei a “lavagem cerebral”: xixi e cocô no penico. E preciso dizer que estou surpresa com o desempenho do menino!

Um fato positivo foi ter “familiarizado” o moleque com o penico, que já habita o nosso banheiro há pelo menos seis meses. Ele já tinha feito um xixi ou outro por lá, apertado o nariz do bicho pra tocar música e usado o dito cujo como banquinho pra escovar os dentes. Agora, é muito mais fácil dizer pra ele que o penico é o único e exclusivo lugar em que ele deve fazer xixi.

Coco no tronoOutra ajuda providencial foi uma dica da Lu Brasil. Comprei o livrinho “Cocô no Trono”, escrito especialmente para as criancinhas em fase de desfralde. E Rafa simplesmente adorou! Lá tem um porquinho que faz um cocô tipo pudim e um lobo mau que faz um cocô malvado. Preciso dizer que o menino só quer fazer xixi com os amiguinhos por perto? Já vai logo falando que o “penico é quebado poquê o elefanti é gandi”, como o pai dele explicou. E foi uma verdadeira mão na roda! Sempre que eu começo minha peregrinação ao banheiro, com a célebre frase “Rafinha, vamos fazer xixi?”, e tenho alguma resistência, vou logo falando “vamos lá fazer um xixizinho que nem o hipopótamo!”. Pronto, é dito e feito! ;c)

Não quero contar vantagem antes do tempo, mas estamos indo super bem. Já se foram três dias de cuecas e posso dizer que foram poucas as vezes em que o xixi escapou no tapete da sala ou na almofada. No início ele fazia de propósito no lugar errado. Hoje, pela primeira vez, agiu como combinamos quando ele quisesse ir ao banheiro. Me chamou e disse “mamãe, quelo fazer xixi no penico”. E foi direitinho pro banheiro, levantou a tampa, arriou a cueca e fez. Que orgulho! E quando acaba ainda fala “vou dá tchau pro xixi, suzinho” (sozinho) e pega a vasilha pra despejar o dito cujo na privada. Não é lindo?

O número dois é mais complicado por enquanto porque ele costuma fazer de manhã cedo, quando ainda está com a fralda. Mas, ontem ele quis fazer de tarde e acabou usando o penico pra esse “fim” pela primeira vez. Ficou um pouco ansioso e fez uma bolinha pequena. Eu falei “Rafinha, faz mais pra não deixar esse pequenininho sozinho”. Ele se sentou de novo e, quando terminou, soltou a pérola: “agora fiz um gande”. Espero que ninguém esteja almoçando enquando lê esse post! :c)

Mas, apesar do papinho escatológico, estou feliz por ver o filhote passar por mais uma grande etapa de sua vidinha. Ele também está orgulhoso de si próprio. Toda hora fala “Rafa usa cueca. Papai usa cueca” ou sai correndo pra contar pro pai que “fez xixi no penico”. E todos aplaudimos nosso menininho!

Por enquanto, continuamos usando fraldas pra sair de casa ou pra dormir. Aos poucos, vou percebendo que ele se torna mais hábil no controle do xixi. Hoje, na hora do banho, eu falei pra ele fazer xixi no ralo. Ele peguntou: “aqui, no bulaco?”. Eu disse que sim. E lá foi ele mirar o buraquinho, como eu havia sugerido. Imagino que, com o apoio da escola e a companhia de outros amiguinhos no mesmo processo, logo, logo deixaremos mais esse capítulo para trás. É, Rafinha, você está crescendo…

** Mais uma grávida pra listinha. Agora, além das amigas do Blog Malu, Aninha Reis, Aninha Amorim, Marjorie (provavelmente um casalzinho), Rê, Susana e minhas amigas Ane, Dani e Lu, a Ana Paula acaba de descobrir que vai dar um irmãozinho pra Laura. Eu bem que disse pra ela que dessa vez a coisa seria mais rápido… Ana, parabéns!

 

 

12 Comments

  • Oi, Mic! Estou de volta! (E tenho novidades, hahahaaaa!)

    Que bacana essa "tranquilidade" do Rafinha diante do pinico, hein? Gutão foi na boa com o xixi. Deu um certo trabalho pra regularizar os horários e segurar a vontade, antes de fazer na calça, mas foi relativamente fácil. Agora, o tal coco, pelamordedeus. Até hoje, literalmente, ele só queria fazer na fralda…E como tem dormido com a fralda noturna ainda segurava o dito cujo pra fazer só de manhã. Mas agora à tarde pediu e fez no coco duas vezes, que felicidade! Acho que agora a coisa vai! Bom, assim que der, vou postar no Barrigão contando das férias, das novidades no trabalho e das outras notícias importantes!!!!! :-)

    Bjos, saudades, Ju

    • Oba, Ju! Irmão do Gutão a caminho?!

  • Que bom Mic! Fico feliz pelo Rafinha e por vc! Eles crescem tãooooo rápido meu Deus.

    Um beijinho!

  • Oi Mic, que orgulho esse meninão te dá!!! O meu caso é igual ao da Ju de Mari, e a diferença de idade do Dani pro Gutão é de 16 dias!!! O número 1 vai fácil, fácil, mas o 2… prometi brinquedo, presente, mas ainda está difícil. E quando ele era menos (menos de 1 ano) ele fazia, vá entender!!! Um ótimo domingo para vc e seus queridos…

  • Oi Mic,

    Amiga voltei hoje para contar que terça-feira dia 27 de fevereiro às 18:00 teremos a Manu conosco (ou antes caso ela venha sem programação). Como a gravidez do Theo já tinha acabado a essas alturas do campeonato estou passando por desconfortos desconhecidos por essa mãe. Muita dor, peso enorme da barriga e ansiedade de que a qualquer momento pode acontecer…

    Pensamento positivo e vamos enfrentar o bloco cirúrgico again.

    Beijos

    Su

  • Que legal, Rafinha vai deixar mais uma fase pra trás. E o bolso da mamãe com certeza vai agradecer, ficando só a Juju com este gasto. Que olha foi uma maravilha a Melissa ter deixado a fralda de uma forma tão fácil. Ela ainda esta usando a fralda noturna e dá um certo estress colocá-la, (pois agora que fica o dia todo sem a dita cuja) não quer saber mais. Raramente tem acontecido algum acidente e vc precisa ver que bonitinha, já até aprendeu a segurar caso esteja fazendo alguma coisa que não queira parar, então fica trançando as perninhas ahahahahah. Não sei se vc leu no blog, mas o problema tem sido suas andanças peladas pela casa, por qualquer coisa tira a parte de baixo da roupa e não há cristo que a faça colocar, só na força mesmo.

  • Oi Mic para evitar acidentes na rua aqui vai minha dica, compra pull ups da huggies que funcionam como cuecas e vc pode colocar e tirar quando ele for no banheiro e funcionam como fralda num caso de acidente, como ainda nao inventaram cuecas e shorts descartaveis isso e a maior mão na roda. Quanto as suas meinhas eu mandei um e-mail pra vc bjs

    • Eu conheço essa fralda, Marjorie. Mas, ainda estou em dúvida se devo ou não colocar as ditas cujas pra sair de casa. Tenho medo de confudir o moleque dizendo pra ele fazer xixi no penico e ao mesmo tempo colocar fralda pra ele sair de casa. Amanhã na escola vou pedir umas dicas das professoras. Em todo caso, hoje foi a primeira vez que saímos sem fraldas e não houve acidentes. Tudo bem que fomos pra casa da minha irmã e toda hora levava ao banheiro, mas já é um começo!

  • Parabéns!!!! menina, quantas amigas grávidas!!!! Nossa!!! Até dá vontade de engravidar de novo!!!! bjs

  • Mic, adorei esse post !!! Tô precisando muito dessas dicas. Acabei de te escrever um email pra saber sobre o penico do Rafa.

    Beijos

  • Rafael nosso rapaz de cuequinha! [o livro é uma graça...].

    Beijos emais beijos da vovó!

    Eliana

  • Soluções para mamãe e bebê.

    http://WWW.PARUCLE.COM

Leave a comment